No dia 02 de maio (quinta-feira), ocorreu mais uma reunião do grupo de pesquisa GPSA-Amazônias. Estiveram presentes os líderes do grupo, Prof. Otávio do Canto e Prof. Norbert Fenzl, além do Prof. Daniel Sombra e os bolsistas do grupo de pesquisa.

Foram discutidos assuntos referentes ao planejamento financeiro do projeto desenvolvido, com os gastos já realizados com materiais, equipamentos e com as oficinas e viagens de campo.

Um outro ponto tratado foi sobre a comunicação do projeto, com a divulgação científica por meio do site do NUMA e das redes sociais. Além do material em formato de documentário que será produzido e divulgado ao final do projeto.

A reunião também tratou da produção de material cartográfico que está sendo realizada pelo Prof. Otávio do Canto e pelo doutorando Herbert Peixoto, que logo será divulgado.

Foram levantados também os andamentos das pesquisas sobre cada um dos Indicadores Socioambientais e se ressaltou a importância da Cartografia Participativa na construção dos indicadores.

As próximas viagens de campo também estiveram na pauta da reunião desta quinta-feira. Neste mês de maio estão previstas algumas viagens: entre 13 e 18 de maio o grupo estará em São João da Ponta. O GPSA- Amazônias também pretende realizar um seminário de devolutivas de pesquisas em Maracanã e Marapanim. Em Colares o grupo irá aplicar um Protocolo. Os pesquisadores também estarão em Bragança entre 27 a 31 de maio, com os objetivos de: aplicação do protocolo, construção de um mapa com Cartografia Participativa e observação do manguezal e da erosão do solo para construção dos Indicadores Socioambientais.

O projeto é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.