O Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônicas (GPSA-Amazônias) esteve na vila de Algodoal/Maiandeua nos dias 20 a 22 de março de 2024, em atividade de campo do projeto do CNPq “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, coordenado pelo professor Norbert Fenzl, assistido pelas bolsistas do projeto Kassiana Gomes e Waldilene Garcia.

Entre os objetivos da viagem foi envolver os alunos do 9º ano da Escola Maria de Lourdes Ferreira, sob coordenação do prof. Luiz Junior (coordenador pedagógico da Escola) em atividades de Educação Ambiental através de uma palestra sobre os objetivos da Educação Ambiental e de uma atividade pratica que consistia na aplicação do denominado Protocolo Ciência Cidadã (PCC), uma metodologia para construir os Indicadores de Poluição Costeira, que consiste na identificação da quantidade e qualidade do lixo acumulado num determinado ponto da praia em condições estabelecidas pelo protocolo.  

 

Além disso, outro objetivo foi elaborar uma proposta, em cooperação com o Numa e o projeto do CNPq, para incluir a referida Escola e os alunos no programa chamado Escola Azul, uma iniciativa das Nações Unidas para a década dos Oceanos. Ficou decidido que o professor Norbert Fenzl, em parceria com o Coordenador Pedagógico e a equipe da Escola Maria de Lourdes, irá desenvolver o projeto Escola Azul, que terá duração de 1 ano e consiste na aplicação mensal do PCC e da inclusão de diferentes tópicos da Educação Ambiental no currículo da turma do nono ano. Os resultados da medição mensal do Indicador de poluição será uma excelente contribuição para dispor de uma referência para o ciclo anual das variações da taxa de poluição costeira.