Recife sediou, entre os dias 25 e 27 de agosto, o 13º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva, organizado pela Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (ABCMAC). Com o tema “O amanhã é hoje: água de chuva como matriz hídrica para todos”, o evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais da área para discutir soluções inovadoras e sustentáveis para o gerenciamento da água.

O Núcleo de Meio Ambiente marcou presença com a participação de professores e aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEDAM). O professor Ronaldo Mendes, presidente da ABCMAC, participou da cerimônia de abertura e moderou a mesa “Conexões sociais como meio de transformação”.

Outro destaque foi a palestra do professor Rodolpho Zahluth na mesa redonda “O papel da Água de Chuva na Gestão dos Recursos Hídricos”. Além de compartilhar seus conhecimentos, o professor aproveitou a oportunidade para conhecer de perto os sistemas de captação de água da região. 

O discente Marcos Quintairos também participou do evento, apresentando o trabalho “Gestão de água pluvial no estado do Pará: um panorama do Programa Cisternas na Amazônia”. A pesquisa, que aborda uma temática relevante para a região Norte do país, contribuiu para o debate sobre a importância da captação e uso da água da chuva em diferentes contextos. Marcos avalia que “o simpósio foi uma experiência única, tanto em termos de aprendizado quanto de oportunidades de networking. Além disso, tem um impacto positivo na pesquisa, pois os debates realizados reforçam que estamos no caminho certo em relação às discussões abordadas.”