A convite do Sindicato Nacional de Trabalhadores da Colômbia (SINTRAEMSDES), o professor Daniel Sombra, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), participou do VIII Foro Nacional e Internacional “Água, Meio Ambiente e Serviços Públicos” ocorrido no período de 17 a 19 de setembro. Representando a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), ele contribuiu para o debate sob o tema "Se continuarmos priorizando a economia sobre o planeta, em breve não haverá nem economia nem planeta para salvar".

O professor integrou o Painel 3: "Entender a interação da Amazônia e da Orinoquia e sua incidência na crise da água", ao lado de especialistas como a senhora María Susana Muhammad González, Ex-Ministra do Meio Ambiente e o prof. Dr. Carlos Hildebrando Fonseca Zarate, Ex-diretor do Departamento Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Colciencias). O painel foi moderado pelo técnico profissional em água potável e saneamento básico Humberto Polo Cabrera, do SINTRAEMSDES.

Em sua apresentação, o professor Sombra abordou as particularidades da Amazônia brasileira, destacando a “aprendizagem territorial” como uma abordagem para a construção de planos de bacias hidrográficas, ordenamento territorial e zoneamentos. Ele compartilhou experiências acompanhadas pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM), demonstrando as práticas de pesquisa e extensão desenvolvidas na UFPA.