Três artigos originados no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) foram aprovados para o III Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento, que acontece na Costa Rica. O evento, que tem como tema, “Territórios, Culturas e Bem-Viver: desafios a partir das identidades e saberes diversos”, será realizado nos dias 20 a 22 de julho nas instalações da Universidad Nacional (UNA) e na Sede de Occidente (UCR).

Trabalhos - Dois dos trabalhos aprovados foram orientados pelo professor do programa, Dr. Rodolpho Zahluth Bastos. O primeiro artigo "Comunidades Tradicionais e o Novo Marco Legal Brasileiro de Acesso a Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais Associados" é de autoria de alunos do mestrado no Amapá, Grayton Tavares Toledo, Fabricio Borges, Mário Sérgio dos Santos Ribeiro e Odiléia Oliveira. O segundo trabalho, intitulado "O Avesso da Cidade da Cultura", foi desenvolvido pela mestre formada pelo PPGEDAM/NUMA, Eliana Bogéa.

Outro artigo aprovado foi desenvolvido pelo grupo de pesquisadores que integram a rede internacional JAMBU-RNP (Jonction amazonian biodiversity units research networking program), de título " Direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais sobre seus Conhecimentos Tradicionais e a Necessária Interpretação Integrada do Protocolo de Nagoya à Convenção 169 da OIT". Os autores foram Eliane Pinto Moreira, Isabelle Vestris, Karine Galy e o co-coordenador do programa Rodolpho Zahlth Bastos.

Texto: Fábia Sepeda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA.