Cleane Pinheiro e Janira Damasceno, egressas do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (NUMA/PPGEDAM), participaram nos dias 13 e 20, respectivamente, do programa de TV "Entre vistas" do canal Rede Vida. A participação das egressas do mestrado teve como objetivo apresentar suas pesquisas científicas  de dissertação de mestrado.

Extração de areia e seixo: degradação ambiental ou desenvolvimento?

Cleane Pinheiro, egressa da turma do Amapá e orientada pelo Professor Ronaldo Mendes, apresentou a dissertação que produziu com o tema "Extração de areia e seixo: degradação ambiental ou desenvolvimento?". No programa de TV, a pesquisadora explica que mostrou uma abordagem da atividade de extração de agregados para a construção civil (areia e seixo) e sua relação com o desenvolvimento local, no município de Porto Grande, Estado do Amapá. O objetivo era analisar quais os impactos socioambientais gerados pela atividade e se a mesma tem contribuído ou contribuiu com o desenvolvimento local.

A pesquisadora observa que a mineração é uma atividade que causa degradação ambiental. No Brasil existem relatos de mineradoras que atuaram em diversas regiões sem a devida responsabilidade socioambiental, com históricos de abandonos, deixando para trás áreas degradadas e comunidades sem perspectivas de um futuro melhor. Com isso, o estudo deu suporte a elaboração de minuta do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), o qual será enviado ao órgão ambiental licenciador.

O mestrado foi realizado por um termo firmado entre o Governo do Estado, por meio da SEMA e UFPA, através Programa de Pós graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) e teve como objetivo capacitar servidores públicos que trabalham nas instituições ambientais entre eles, o IMAP,  Ministério Público, COEMA entre outros.

Os desafios da gestão dos resíduos sólidos no Amapá

Janira Damasceno apresentou sua dissertação intitulada " Os desafios da gestão dos resíduos sólidos no Amapá", sob orientação do Prof. Dr. André Farias. No programa, a pesquisadora  avaliou os desafios em 14 dos 16 municípios do Estado do Amapá, baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que objetiva basicamente a erradicação dos lixões, remediação das áreas já impactadas, elaborar planos de gerenciamento de resíduos, implantar o sistema de logística reversa e instalar aterros sanitários com vista a promoção da saúde e proteção ambiental.  

A pesquisa indicou que todos os municípios enfrentam dificuldades pra cumprir essas determinações devido principalmente aos problemas financeiros e a condição ecológica do estado com cerca de 70% da seu território constituído de área protegida, o que aumenta a exigência da elaboração de planos desta natureza. Isso demonstra a necessidade de se investir em iniciativas e políticas públicas  que promovam a integração entre a legislação ambiental e urbana, já que desse universo pesquisado só Pedra Branca já destina seus resíduos à um aterro controlado  (em vias de virar lixão, devido a mal gerenciamento) e em Serra do Navio e Tartarugalzinho as obras estão paralisadas.

A dissertação, por fazer parte de um mestrado profissional do PPGEDAM/NUMA/UFPA, teve como produto de contribuição um termo de referência para elaboração de plano de gerenciamento, que será disponibilizado aos municípios amapaenses. Na perspectiva de que todos eles deem o ponta pé inicial na resolução do problema do descarte inadequado do lixo.



Fonte: Entre Vistas/Rede Vida