O professor do Programa de Pós-graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA, Mário Vasconcellos Sobrinho, foi designado por via da Portaria nº 134-CAPES de 13/06/2018, para exercer no quadriênio 2018 – 2022, a função de coordenador dos programas acadêmicos da câmara temática I (Meio Ambiente e Agrárias) da área Interdisciplinar da CAPES.

A indicação do nome do professor Mário veio na sequencia da escolha do coordenador da área, Prof. Jailson de Andrade (UFBA), uma vez que a área Interdisciplinar, em face de seu tamanho, possui 4 câmaras temáticas. O relatório de avaliação da área interdisciplinar indica a existência de 243 programas de pós-graduação na área interdisciplinar.

Para o professor Mário, a escolha de seu nome representa “um reconhecimento do trabalho dos pesquisadores da região norte do país e, em especial, do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, uma vez que ainda são poucos os nomes de representantes da região em fóruns de pós-graduação stricto sensu em caráter nacional”.

O professor Mário é economista, mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA, Phd em Estudos do Desenvolvimento pela University of Wales Swansea (Reino Unido) e pós-doutor em Gestão Pública e Governo pela EAESP/FGV. O mesmo atuou como coordenador do PPGEDAM/NUMA entre 2012 e 2016 e atua como avaliador de programas de pós-graduação, projetos nacionais e internacionais, revistas científicas, livros e trabalhos técnicos na CAPES desde 2013.