O mês de agosto foi marcado pela intensa  participação dos discentes e docentes do PPGEDAM em quatro eventos científicos internacionais e nacionais ocorridos na região metropolitana de Belém.  No total, foram 25 participações que possibilitaram reflexão, análises e debates acerca das temática gestão e desenvolvimento.

Prof. Mário Vasconcellos foi um dos organizadores do IX CODS — Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, II Congresso Brasileiro de Gestão realizado nos dias 29 a 31 de agosto pela Universidade da Amazônia. Segue abaixo a participação dos demais membros do PPGEDAM:

- Prof. Rodolpho Zahluth Bastos, coordenador do PPGEDAM, participou da Mesa Redonda sobre "Potencialidade do Turismo e Gastronomia para o Desenvolvimento Regional Endógeno";

- Prof. Ronaldo Mendes, coordenou a sessão "Diagnósticos e Soluções para a Gestão de Cidades e Meio Ambiente" do eixo temático "Gestão Urbana e do Meio Ambiente";

-  Prof. Rodolpho Zahluth Bastos coordenou a sessão "Políticas Ambientais e Interações Sociais: um olhar a partir da Amazônia" do eixo temático "Relações sociedade, Estado e mercado para o desenvolvimento";

- Prof. Ronaldo Mendes e Maria Claudia Albuquerque (egressa PPGEDAM), coordenaram a sessão "Gestão de Cidades e Participação Social" do Eixo Temático " Gestão Urbana e do Meio Ambiente";

- Mestrandos Grece Kelly Alencar Menezes, Luciano Louzada do Couto e Profª Maria do Socorro Almeida Flores são os atores do trabalho "Gestão dos caroços de açaí como instrumento de desenvolvimento local: O caso do município de Ananindeua-PA" apresentado no evento;

- Mestranda Yohane Honda apresentou o trabalho "Análise das práticas de uso e ocupação humana na área de proteção ambiental da ilha de Algodoal" sob orientação do Prof. Mário Vasconcellos;

- Foi apresentado no evento o artigo "A agricultura familiar como alternativa para o desenvolvimento territorial da Amazônia Legal" do discente Igor Luiz Fernandes Corrêa, professores Rosana Quaresma Maneschy e Mário Vasconcellos;

- Karina Cardoso, discente, apresentou o trabalho "Participação Social e a Gestão de Florestas Públicas no Estado do Pará ";

- Mayara Rolim, discente, apresentou o trabalho "Direito à cidade, gestão democrática e Plano Diretor do município de Belém";

- Os discentes Ana Célia Penaforte, Ivanete Lopes e Prof. Wagner Barbosa apresentaram o trabalho "Plantas Medicinais: O saber e o fazer na produção de fitoterápicos sob o enfoque do desenvolvimento local"

- O trabalho "Desmatamento no município de Óbidos-Pa: a importância das instituições e do Programa Municípios Verdes para o desenvolvimento local"  de autoria das discentes Alana Aires, Evelyn Freire, professores Mário Vasconcellos e André Cutrim foi apresentado no evento.

- Discentes Evelyn Freire, Alana Aires e Prof. Ronaldo Mendes apresentaram o trabalho intitulado "Importância do arranjo produtivo local como estratégia para potencializar a economia produtiva do açaí no município de Breves".

- O Artigo "Relações interfederativas para gestão dos recursos naturais e desenvolvimento territorial" de autoria da Mylene Oliveira Cunha, Professores Rodolpho Zahluth Bastos e Mário Vasconcellos Sobrinho foi apresentado no evento.

- "Sistema de informação geográfica (SIG) como ferramenta de gestão: gestão de passivos ambientais urbanos em sub-bacia do lago Bolonha" de Robson Raposo Macedo (egresso PPGEDAM) e Ronaldo Mendes foi apresentado no evento.

Já do XI SICOOPES - Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária, realizado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA - Campus Castanhal) ocorrido nos dias 28 a 31 de agosto participaram:

- Prof. Aquiles Simões participo da Sessão Temática "Pós-Graduação aplicada ao Desenvolvimento Rural Sustentável";

- Prof. Otávio do Canto participou do Painel Temático "Desenvolvimento rural, reforma agrária e políticas públicas na Amazônia";

-  Mestranda Alana Aires, sob orientação do professor André Cutrim Carvalho apresentou o artigo  "Impactos ambientais do polo industrial de Barcarena-PA: o caso do vazamento de rejeitos da empresa Hydro";

- Ailton Castro Pinheiro, discente do PPGEDAM, apresentou sob orientação dos professores Wagner Barbosa e Mário Vasconcellos Sobrinho o artigo intitulado "Metodologia contábil para o cálculo de preço de ativos específicos no âmbito de arranjo produtivo local de plantas medicinais e fitoterápicos;

- A mestranda Nicole Magalhães, sob orientação do Prof. Otávio do Canto,  apresentou artigo intitulado "Dinâmicas de Uso dos Recursos Naturais no Lago de Tucuruí: a piscicultura em tanques-rede como nova forma de uso dos recursos pesqueiros";

- O artigo "Sistema de governança em assentamento agroextrativista no Marajó: estudo de caso da Comunidade Santo Ezequiel Moreno no Município de Portel - Pará" de autoria do discente Alexandre Nunes da Silva foi apresentado sob a o orientação dos professores Gilberto Rocha e Socorro Flores.

- Discentes Evelyn Freire e Alana Aires apresentaram o trabalho intitulado "Importância do arranjo produtivo local como estratégia para potencializar a economia produtiva do açaí no município de Breves".

- Pôster apresentado - "Gestão dos caroços de açaí como arranjo produtivo local: o caso do Município de Ananindeua-PA", de autoria  dos mestrandos Grece kelly Alencar Menezes, Luciano Louzada e Prof.ª  Maria do Socorro Almeida Flores

No XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, Ailton Castro Pinheiro, discente do PPGEDAM com os professores Wagner Barbosa e Rodolpho Zahluth Bastos apresentaram o trabalho "A Fitoterapia Tradicional e popular e a nova Lei da Biodiversidade". Ainda tivemos a apresentação do artigo "O método de investigação tradicional utilizado por intelectuais ribeirinhos da Amazônia Paraense" de autoria dos discentes Ailton Castro Pinheiro e Eliton Ferreira; e professores Wagner Barbosa e Sergio Cardoso de Moraes no 1º Simpósio de Pesquisa Educacional do Curso de Pedagogia.