Entre 26 de novembro a 14 de dezembro, o professor do PPGEDAM, Dr. Mário Vasconcellos, realizará um período de intercâmbio científico na Alemanha. A viagem surgiu a partir do convite da Universidade EH Freiburg e da universidade parceira EH Bochum.

Nesse tempo, o professor realizará visitas nos bairros e em instituições de gestão da cidade de Freiburg e proferir duas palestras: uma na Universidade de Bochum e outra em Freiburg. “Falarei sobre governança, desenvolvimento e sustentabilidade no contexto de cidades na Amazônia”, conta o professor. Ele diz ainda que durante a visita dará continuidade a um artigo científico sobre cidades sustentáveis a partir de um exemplo na Amazônia e outro da Alemanha, especificamente da cidade de Freiburg (considerada como uma das cidades mais sustentáveis da Alemanha), junto com o Professor Dirk Oesselmann, de Freiburg, e Thomas Eppenstein, de Bochum.

Intercâmbio de alunos – Os intercâmbios científicos são sempre um caminho para estreitar os laços entre instituições para que se tornem parceiras. Além de levar para fora das fronteiras as pesquisas desenvolvidas dentro do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federa do Pará (NUMA/UFPA), são ainda oportunidades de promover o intercâmbio de alunos do mestrado junto a universidades estrangeiras. “Estamos articulando a possibilidade de enviar alunos do PPGEDAM para conhecerem a experiência de Freiburg enquanto cidade sustentável. Professores também poderão participar de novas missões no futuro e para isso um convênio de cooperação está sendo discutido. O prof. Dirk foi convidado e já aceitou fazer parte do Comitê Editorial da Editora do NUMA”, releva o professor.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA