Os docentes, técnicos e discentes do Núcleo de Meio Ambiente - NUMA/UFPA - vêm a público informar que nosso amigo e professor Sérgio Cardoso de Moraes nos deixou na vida terrena e continuará suas obras no plano espiritual.
Quem teve o privilégio de sua convivência sabe da forma alegre, intensa e dinâmica de fazer suas coisas.
A Universidade e o ensino superior tiveram nele um militante da pesquisa engajada. Da mesma forma, pescadores, extrativistas e ribeirinhos sempre o tiveram como um pensador que se preocupava com eles e com a natureza.
Aos amigos e amigas ficará a saudade de uma pessoa incansável em buscar soluções e sempre disposto a ajudar.
Assim, nos solidarizamos à família, sua esposa, filhos, pais e irmãos, na certeza de que nosso amigo Sérgio gostaria que continuássemos a viver plenamente, com alegria, solidariedade e energia para construir um mundo melhor. E assim seguiremos!
Que sua estrela nos ilumine sempre. Sérgio Presente!
De seus amigos e amigas do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará - NUMA/UFPA.
Vida acadêmica e profissional
Sérgio Moraes desde o início de sua trajetória profissional e acadêmica atuou ao lado dos que, como ele, alcançavam no suor e no trabalho, tudo o que possuem: pescadores, agricultores, feirantes e populações tradicionais. Seu olhar sempre esteve focado na relação do homem com a natureza e em temas como os conhecimentos e populações tradicionais, educação, meio ambiente, pesca artesanal e outros. Se formou em Ciências Sociais pela UFPA em 1992; fez Especialização em Políticas Pesqueiras na Amazônia pelo NAEA/UFPA (1996); em 2001, ingressou na UFPA como professor, primeiramente em Bragança, onde foi Diretor da Faculdade de Educação e Coordenador do Campus; obteve seu Mestrado (2002) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ambos sob orientação da professora Maria da Conceição Xavier de Almeida, que reforçou ainda mais sua vocação e seu olhar para com as populações tradicionais. Sua atuação o trouxe, à partir de 2007, ao Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), tornando-se docente, vice-coordenador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM); em 2013, assumiu a Direção-Adjunta e, em 2014, a Direção-Geral do NUMA, tendo sido reconduzido em 2017, mandato que atualmente desempenhava, com a sua sempre dedicada e alegre presença.