Disciplina optativa: Apropriação e uso dos recursos naturais na fronteira da Amazônia, com os Profs. André Cutrim Carvalho, Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, Norbert Fenzl e Luis Otávio do Canto Lopes, de 27 a 31 de maio - 08:30 às 12:30 (2 créditos, 30 horas).

Ementa: 1) Recursos naturais e o seu significado; 2) Fronteira na perspectiva histórico-teórica; 2.1) Movimento, funções e modelos de ocupação na Fronteira da Amazônia brasileira e paraense; 2.2) A Federalização Institucional da Amazônia; 3) Desenvolvimento Sustentável: passado, presente e futuro; 4) Instrumentos e Mecanismos de Gestão dos Recursos Naturais do Meio Ambiente; 4.1) Conflitos da luta pela terra e desmatamento na expansão da fronteira; 5) Estado, Capital e Meio Ambiente: uma relação conflituosa.

Quem pode se matricular?

• Alunos do PPGEDAM e alunos especiais (alunos matriculados em outro curso de pós-graduação stricto sensu - mestrado ou doutorado - na UFPA ou em outras Instituições de Ensino Superior).
  • Alunos da UFPA, matrícula pelo SIGAA. Alunos externos, matrícula na secretaria do Programa.

O PPGEDAM não aceita aluno ouvinte.