Discente Márcia Cristina Santos, orientanda do Prof. Otávio do Canto, esteve em Marapanim, no dia 09 de outubro de 2019, para apresentar seu projeto de dissertação ao Conselho Deliberativo da Unidade e aos demais presentes.

O projeto intitulado “Conflitos socioambientais, desafios e possibilidades da gestão compartilhada: o caso da Reserva Extrativista Marinha Mestre Lucindo, em Marapanim-PA” visará compreender os conflitos socioambientais, os desafios e as possibilidades da gestão compartilhada na RESEX Marinha Mestre Lucindo, e terá como produto final uma proposta de plano de gestão para o local. Para isso, a aluna acompanha reuniões do Conselho Deliberativo, participou da equipe de voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) durante o processo de levantamento do perfil da família beneficiária da RESEX e também participa de oficinas de cartografia participativa nas comunidades que fazem parte desta Unidade de Conservação.

Além disso, a aluna apresentou um mapa de cartografia participativa da comunidade de Cajutuba (composta pelas ilhas de Itauaçu e Tamaruteua), além da comunidade de Camará, ambas localizadas em Marapanim e porções constituintes da RESEX Marinha Mestre Lucindo. Este é um projeto piloto, o qual poderá ser replicado em várias outras comunidades, e foi elaborado pela equipe composta pelos professores Otávio do Canto, Rodolpho Zahluth Bastos, Philippe Plas, Daniel Sombra, pela mestranda Márcia Santos e pela bolsista Marcilene Sarges.