A equipe do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) esteve no dia 05/03 em Marapanim para entregar o Mapa da Cartografia Participativa da Ilha Cajutuba ao Conselho Gestor da RESEX Mestre Lucindo (Marapanim-PA). O mapa ilustra os usos do território, territorialidades, problemas e conflitos socioambientais identificados na ilha pelos seus moradores.
Dona Izabel Brito, agricultora da comunidade "Sol da Manhã" que participou do evento comenta sobre a importância da entrega do produto, "eu vejo como muito importante porque isso daí da um conhecimento melhor para que a gente possa trabalhar em união e com sabedoria, porque as vezes a gente trabalha , como diz o ditado popular na tóra. Então, tendo conhecimento a gente da trabalha melhor, com mais tranquilidade e segurança. Ela destaca a temática da pesca nos mapas, "achei muito interessante na parte do mapa onde ele demarca todas as áreas, principalmente na parte da pesca onde ficam localizados os rios, as praias, já se sabe como fazer com os peixes, o caso o malheiro, do curral, das redes para que não pegue peixe muito pequenino, destruindo a natureza, tem uma perda muito grande. Então, eles trouxeram mais conhecimento de todas as formas". ressalta a agricultora.
Estiveram presentes na entrega do mapa, o Wagner Barbosa, representante suplente da Universidade Federal do Pará no Conselho Gestor da RESEX Mestre Lucindo e Professor do PPGEDAM, Prof. Norbert Fenzl o geógrafo Daniel Sombra, coordenador (LARC/NUMA) e a discente Márcia Santos, mestranda do PPGEDAM.
Sobre o mapa da cartografia participativa - O mapa, elaborado pela equipe do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica do Núcleo de Meio Ambiente (LARC/NUMA), foi construído a partir das informações fornecidas pelas comunidades da Ilha Cajutuba em oficinas de Cartografia Participativa. O produto é fruto do trabalho do Grupo de Pesquisa Sociedades e Ambientes das Amazônias (GPSA-Amazônias) coordenado pelo prof. Dr. Otávio do Canto em parceria com a Associação dos Usuários da RESEX Marinha Mestre Lucindo (AUREMLUC).
O projeto é um piloto que pode ser utilizado nas demais ilhas e comunidades da RESEX Mestre Lucindo. O resultado é também um produto que apoia a pesquisa que a discente Márcia Santos está desenvolvendo em sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM), oferecendo um subsídio à gestão da RESEX para o Conselho Gestor e para a Associação de Usuários, respondendo à demanda das comunidades.