No dia 09 de abril de 2020, o Prof. CANTO, proferiu conferência intitulada "Conflitos Socioambientais e Territórios Vulneráveis nas Amazônias Brasileiras: Território abrigo - território recurso e o Projeto Juruti Sustentável da mineradora Alcoa", em atendimento ao convite do Greenpeace Brasil.

Na ocasião o professor CANTO abordou dois aspectos fundamentais da dinâmica territorial das Amazônias Brasileiras, como prefere tratar em seus trabalhos de pesquisa. No primeiro destacou o processo de ocupação da região e, no segundo, tratou de maneira mais específica, o “Projeto Juruti Sustentável” da mineradora Alcoa, no município de Juruti, extremo oeste do estado do Pará. Tema que foi objeto da sua Tese de Doutorado defendida, em 2012, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; premiada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), como melhor Tese 2015; publicada em 2016, na forma de livro, pelo Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará.

Greenpeace é uma organização campanha global independente que atua para mudar atitudes e comportamentos, para proteger e preservar o meio ambiente e promover a paz.

Otávio do CANTO é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA) e Coordenado do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) e, atualmente, está desenvolvendo seu Pós-Doutorado no Laboratório Governança, Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento (GRED), sob a supervisão do Prof. Frédéric LEONE, na Université Paul Valery, Montpellier 3. Desenvolve como estudo “Conflitos socioambientais e territórios vulneráveis na Amazônia Brasileira: A cartografia participativa como instrumento de empoderamento social”.

Assista aqui: