A residência ambiental, realizada em Marapanim-PA, nos dias 08, 09 e 10 de junho, fez parte das atividades do Laboratório de Etnofarmácia: Documentação e Investigação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – LAEF coordenado pelo Prof. Wagner Barbosa.

As atividades envolveram articulações para a execução de pesquisas e projetos na região relacionados aos trabalhos de tese e dissertação dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), Ailton Pinheiro e Felipe Leal. Os alunos desenvolvem pesquisas sobre cadeia produtiva de fitoterápicos do Programa Municipal de Fitoterápicos e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Marapanim/PA - PROFITIC).

O grupo, na ocasião, iniciou tratativas visando a implantação de um horto medicinal na comunidade Livramento, com perspectivas de aproveitamento em um futuro programa municipal de fitoterapia. Houve um diálogo com o grupo Erva Vida, provável polo experimental de beneficiamento, que se mostraram interessadas em dialogar sobre novas  possibilidade de inserção dos produtos no mercado público e privado a partir de projetos e parcerias com a prefeitura local no contexto de implementação da Lei de fitoterapia de Marapanim-PA. Os trabalhos seguiram com o diálogo com a Prefeitura, secretário de saúde, que propôs um apoio logístico ao Erva viva e se mostrou disponível para colaborar com a implementação do projeto Farmácia Viva que será financiado pelo Ministério da Saúde.