Em cerimônia realizada na sede da Polícia Federal, em Brasília, na última quinta-feira, 11 de agosto, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Polícia Federal (PF) celebraram acordo para cooperação técnico-científica, visando às ações de formação e ao desenvolvimento de projetos acadêmico-científicos de interesse comum. Assinaram o Termo de Cooperação o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e o diretor-geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira.

UFPA PF 2A primeira iniciativa a ser concretizada no âmbito do acordo será a oferta de uma turma especial de Mestrado Profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, voltada a servidores da PF. O curso é ofertado pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA. Em seu pronunciamento, o reitor da UFPA destacou a excelência e o protagonismo da UFPA na formação de pessoal para atuar na Amazônia e na produção de conhecimento sobre a realidade regional, em suas múltiplas dimensões. Também ressaltou a abrangência do sistema de pós-graduação na UFPA e a possibilidade de estender a cooperação a várias áreas de conhecimento, com o propósito comum de contribuir com o desenvolvimento regional.

O diretor-geral da PF ressaltou a enorme importância da cooperação interagências como um dos objetivos fundamentais a ser alcançado pela moderna administração pública e relembrou a recente assinatura, pela PF, de diversos Acordos de Cooperação, inclusive na área acadêmica. Reforçou, ainda, que o presente Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Pará permitirá uma inédita parceria em projetos de capacitação, pós-graduação, pesquisas e programas de extensão na área ambiental, especialmente voltado para o bioma amazônico.

O professor Christian Nunes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), enfatizou a importância dessa parceria na qualificação continuada dos servidores públicos, nesse caso, da Polícia Federal. Destacou também a troca de dados e informações importantes que aprofundarão ainda mais as pesquisas interdisciplinares realizadas no programa.

UFPA PF 3Gilberto Rocha, diretor-geral do Núcleo de Meio Ambiente e professor do PPGEDAM, explica que o programa já estabeleceu outros acordos com universidades no Brasil e no exterior, instituições estaduais e municipais voltadas para a educação e a gestão territorial e ambiental. Essa parceria inédita voltada para a segurança pública torna-se relevante ao proporcionar a formação de profissionais sensibilizados e capacitados para atuar com as temáticas ambientais.

Participaram também da cerimônia o coordenador do PPGEDAM, Christian Nunes; o diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Caio Rodrigo Pellim; a diretora de Gestão de Pessoal, Mariana Paranhos Calderon; a chefe de Gabinete, Maria Amanda Mendina de Souza; o coordenador substituto da Escola Superior de Polícia, José Fernando Moraes Chuy; o coordenador-geral de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Direitos Humanos, Guilherme Torres; e o coordenador de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Nilson Vieira dos Santos.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da Comunicação PF.
Fotos: Comunicação PF.