O Núcleo de Meio Ambiente da UFPA esteve em Marapanim nos dias 22 a 24 de setembro para mostrar os resultados dos projetos de pesquisa e extensão realizados no município. O evento foi dividido em três momentos: o primeiro encontro foi direcionado à sociedade civil, o segundo dia dedicado a diálogos com gestores da prefeitura do município e o terceiro encontro dos grupos de pesquisa do NUMA que atuam na região.
Professor Norbert Fenzl participou da abertura e fez a condução interdisciplinar do workshop. Professor Wagner Barbosa e seus orientandos, Ailton Castro Pinheiro e Márcia Castelo Branco Bastos, apresentaram as contribuições do Laboratório de Etnofarmácia: Documentação e Investigação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – LAEF-UFPA para o desenvolvimento local em Marudá voltados ao uso de plantas medicinais, a construção do programa municipal de fitoterapia de Marapanim e o projeto de turismo comunitário de saúde, inovação sociotécnica para o desenvolvimento local. Professor Ronaldo Mendes e seu orientando Monaldo Begot mostraram a atuação do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim. Márcia Cristina Santos (Mestra-PPGEDAM) apresentou os conflitos socioambientais, desafios e possibilidades da gestão compartilhada da Reserva Extrativista Marinha (RESEX-Mar) Mestre Lucindo e os professores Otávio do Canto e Daniel Sombra mostraram a cartografia participativa da mesma RESEX-Mar.
A partir do evento novos projetos foram articulados através da parceria entre o NUMA, as secretarias municipais e a Auremluc como, por exemplo, a elaboração da cartografia de manifestação cultural e pontos turísticos do município.
O evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias), coordenado pelos professores Otávio do Canto e Norbert Fenzl. E contou com a presença de Fábio Oti e Alessandro Marçal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Prefeito Cleiton Anderson Ferreira Dias, secretários de cultura, comunicação, meio ambiente, educação, pesca, habitação divisão de patrimônio e vereadores.
Além da UFPA, o evento contou com o apoio do PPGEDAM, Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Mestre Lucindo - Auremluc, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Prefeitura de Marapanim, Grupos de pesquisa GPLAM e GEPAC, PROEX, IHGP e ICMBio.