De 22 a 27 de abril, membros do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) estiveram no município de Curuçá, onde desenvolveram atividades em dois segmentos: oficinas de Cartografia Participativa e aplicação de um Protocolo de quantificação de poluição costeira.

As oficinas de Cartografia Participativa foram realizadas em quatro comunidades da Ilha de Fora, sendo estas: Vila de Mutucal, Vila Algodoal (onde também estavam presentes moradores da Vila Recreio), Vila Iririteua e Pedras Grandes. Em cada evento, o público contribuiu com ricas informações, a partir das quais serão gerados mapas que enfocarão os múltiplos usos dos recursos locais e os conflitos socioambientais existentes.

A outra vertente de atividade desenvolvida nesta viagem foi a aplicação de um Protocolo internacional de quantificação de poluição costeira. O lócus desta aplicação foram duas praias: Romana, banhada pelo Oceano Atlântico; e Japirica, na porção mais interior do território, banhada pelo Furo Maripanema.

A viagem mostrou-se altamente produtiva, com a geração de dados de suma importância ao desenvolvimento do Projeto “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do Estado do Pará”, coordenado pelo Professor Norbert Fenzl e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Logo, todas as atividades mencionadas estão vinculadas a este Projeto, e também ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA).