Entre os dias 05 e 08 de junho de 2024, uma equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) se dedicou à realização de atividades nos municípios de Marapanim e Maracanã. No dia 05, os pesquisadores participaram da cerimônia de entrega do Atlas Ambiental do Município de Marapanim-Pará-Amazônia-Brasil, que ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Nelson Rebêlo, em Marapanim. No evento, estiveram presentes o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Marapanim Cláudio Pinheiro, o Engenheiro Ambiental da mesma Secretaria Jean Teixeira, e alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)-Polo Marapanim.

O Atlas é um dos produtos do Projeto “Indicadores geográficos de riscos de impactos climáticos na zona costeira urbana paraense”, que foi coordenado pelo Professor Dr. Otávio do Canto com apoio do Conselho Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento Científico (CNPq). Este documento apresenta mapas temáticos relacionados a quatro importantes enfoques: desmatamento, erosão costeira, pressão da cidade sobre o manguezal e Cartografia Participativa.

Durante a cerimônia, os pesquisadores apresentaram alguns mapas contidos no Atlas, discutiram brevemente as temáticas enfocadas e, por fim, expuseram o QR-Code de acesso ao documento, que permite seu compartilhamento de modo amplo e irrestrito. O público recepcionou muito bem a iniciativa, e os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marapanim parabenizaram os pesquisadores envolvidos pela confecção de um produto tão importante para o município, sobretudo para a gestão local, e ressaltaram o compromisso da Secretaria em manter a parceria com a Universidade Federal do Pará para o desenvolvimento de novos produtos e pesquisas no município. O Altas encontra-se disponível neste link: ATLAS DE MARAPANIM

No dia 06, os pesquisadores dirigiram-se à Maracanã e participaram de uma reunião do Conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, onde houve a posse do prof. Dr. Otávio do Canto como Conselheiro, representando a Universidade Federal do Pará.  Já no dia 07 pela manhã, participaram da continuação da reunião de Conselho da APA, em que uma das principais pautas debatidas foi a mobilidade no local, já que na ilha não é permitido o tráfego de veículos automotores, o que sobrecarrega a demanda por meios de tração animal, sujeitando cavalos a maus tratos. Como forma de tratar esta questão, foi criado um Grupo de Trabalho sobre a mobilidade na APA. E durante a tarde, aplicaram um Protocolo de poluição costeira nas Praias da Princezinha e da Princesa. Ao final do dia, retornaram a Marapanim. E no dia 08, a equipe retornou à Belém.

Todas as atividades aqui descritas estão ligadas ao Projeto “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do Estado do Pará”, coordenado pelo Professor Dr. Norbert Fenzl, com apoio do Conselho Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento Científico (CNPq).