As mestrandas do PPGEDAM, Paula Zumero e Andreza Ranieri, tiveram o projeto "Pará In Box" aprovado em edital de seleção da Amazônia UP, programa do Centro de Empreendedorismo da Amazônia que busca apoiar projetos empreendedores relacionados ao uso e aproveitamento de recursos naturais na Amazônia. Ao todo, dez projetos foram selecionados.

Sobre o trabalho - A ideia do projeto "Pará In Box" é de um Clube de Assinaturas, do tipo curadoria, que distribuiria mensalmente aos assinantes produtos locais beneficiados a partir de recursos naturais da Amazônia, de forma a divulgar a cultura alimentar amazônica, assim como contribuir para o fomento da verticalização de produtos originários da região. O trabalho atuaria positivamente para o desenvolvimento local, considerando que o projeto tem a intenção de privilegiar pequenos produtores e produtos oriundos da agricultura familiar. Já a seleção dos produtos ficaria a cargo de uma curadoria especializada. O projeto se resume à ideia de trocar as tradicionais caixas de isopor com iguarias amazônicas nos aeroportos por kits a serem entregues diretamente na casa do assinante, onde quer que ela esteja, e sem excesso de bagagem.

Segundo as regras do programa, o próximo passo é transformar as ideias de projeto em protótipos (MVP). Nessa fase, os empreendedores participarão, ao longo de 45 dias, de cursos, oficinas e ações práticas. As ideias, agora modelos de negócio, serão apresentadas em Feira para um público composto por empresários, investidores, instituições de ensino e pesquisa, etc. Ao final, três modelos de negócio serão escolhidos para um estágio de desenvolvimento no Centro de Empreendedorismo da Amazônia em espaço coworking, incluindo apoio financeiro mais bolsa.

Com informações de amazoniaup.org.br