O acordo de cooperação técnica-científica foi estabelecido, em reunião entre os coordenadores dos grupos de pesquisa da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) no dia 19/03. O foco dos estudos serão as comunidades afetadas pelos impactos ambientais advindas pelas atividades da empresa Hydro.

O Grupo de Pesquisa Avaliação Ambiental de Grandes Projetos na Amazônia – GAAGPAM, da UFPA, coordenado pelo Prof. Dr. André Farias, vem há 5 anos desenvolvendo pesquisas sobre os impactos dos grandes projetos em Barcarena com a  abordagem das ciências sociais. Através desse acordo com o grupo de pesquisa Tecnologia Agroindustrial e Ciências Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (UEPA), coordenado pela Prof.ª Ms.ª Rosa Helena Cruz os estudos avançam para o monitoramento dos impactos na água e no solo.

Para o Prof. André Faria,  "a ideia é que a gente avance nas análises dos impactos ambientais agregando pesquisas da área das ciências sociais, economia, ciências política, ciências humanas e das ciências exatas e naturais -física, química e biologia.  Então vamos estabelecer um trabalho interdisciplinar".

A Profª Rosa Cruz, com um grupo de alunos realizaram, na ultima semana, coleta da água e do solo,  na comunidade de Burajuba, uma das mais afetadas pelos impactos ambientais causadas pelo acidente da Hydro, em Barcarena.  Segundo a professora para a coleta da água priorizou-se as de poço aberto que são as que a população culturalmente utiliza e onde serão realizadas análises químicas e microbiológicas. A partir das análises os grupos irão apresentar os resultados para as comunidades e para o poder público.

O acordo conta ainda com a parceria dos cursos de química e física do campus UFPA de Barcarena através do Prof.  Marcos Santos,  como o Laboratório de Química coordenado pela Prof.ª Maricely Uria Toro e Prof.ª Maria de Lourdes Soares Oliveira do Laboratório de Microbiologia da UEPA que ficaram responsáveis pelas análise da água e solo.