Revista científica RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT acaba de publicar o artigo do nosso aluno de doutorado, Ailton Pinheiro. O intitulado "Gasto de Recurso Público e seu Impacto no Desenvolvimento Territorial: o caso de Brumadinho" tem co-autoria de Wagner Luiz Ramos Barbosa e Mário Vasconcellos Sobrinho.

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar em que medida a forma de gasto de recurso orçamentário impacta o desenvolvimento territorial em município de base mineral. O caso escolhido foi o município de Brumadinho-MG. A coleta de dados ocorreu através de pesquisa documental e bibliográfica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com uso da técnica de análise de conteúdo para interpretar os dados. As principais conclusões: o município não aproveita o potencial de fluxo de recurso de curto prazo da mineração (royalties) para investir em projetos de desenvolvimento que diversifique as estruturas produtivas locais, assim não prioriza gasto orçamentário em atividades econômicas de maior potencial de inclusão produtiva da população como o Turismo Cultural e Agricultura. Além disso, usa pouco recurso em Gestão Ambiental. Por fim, o desastre ocorrido desestruturou as suas finanças municipais e impactou às demais atividades econômicas alternativas a mineração.

Acesse o artigo na íntegra: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1878

Foto: Felipe Werneck/Ibama (disponível em Wikimedia Commons)