Editora do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) compartilha a primeira versão e-book do livro: GESTÃO DA ÁGUA: DESAFIOS SOCIOPOLITICOS E SOCIOTÉCNICOS NA AMAZÔNIA E NO NORDESTE BRASILEIROS, organizado por Maria José Aquino, Pierre Teisserenc e Gilberto Rocha. Trata-se de uma publicação fruto da cooperação com a Université Paris 13, Université Sorbonne Paris Cité que reúne trabalhos de pesquisadores franceses e brasileiros, em especial do NUMA/UFPA.

A obra é resultante das experiências e atividades do projeto de pesquisa "Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial" (MCTI/CNPq) construído a partir de eixos organizadores de sócio-sistemas que envolvem ilhas, margens, fluxos interrompidos e lagos artificiais.

Prof. Gilberto Rocha, explica que "a obra seguirá em duas versões: e-book e impressa. A primeira, para ser divulgada a escala global e a segunda será comercializada no NUMA pois muitas pessoas e instituições necessitam de publicação impressa".

Antonio Carlos Diegues, assina o prefácio explica que o livro é "coletânea de artigos que versam sobre um tema de grande importância não apenas regional ou nacional, mas que alcança repercussões planetárias e civilizacionais".

Para melhor guiar a compreensão do leitor o livro dividi-se em 4 partes, sendo a parte I sobre "Gestão sociopolítica da água em meio urbano: respostas a desafios sociotécnicos e ambientais", parte II "Gestão da água no campo: deliberação política, desafio identitário e ambiental", parte III "Exploração industrial da água, desenvolvimento regional e o desafio ambiental" e parte IV "Ferramentas de gestão, mercado e usos sociais da água".

Para baixar a versão e-book acesse o site da editora do NUMA (clique aqui) onde também tem disponível outras obras para baixar gratuitamente. Para adquirir a versão impressa é necessário agendar com a instituição pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cooperação - A cooperação com a Université Paris 13, Université Sorbonne Paris Cité é uma articulação nutrida pela formação interdisciplinar, a produção e divulgação de conhecimentos com foco principal na Amazônia. Considerando a divulgação científica, o NUMA recebeu o VI Colóquio Franco Brasileiro, nos dias 29 a 31 de outubro de 2019, na ocasião houve o lançamento da versão impressa do livro. O evento compartilhou através de paineis os resultados do projeto de pesquisa "Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial" (MCTI/CNPq), iniciado em abril de 2017.

O evento, apoiado pelo PAEP/CAPES e PAEV/UFPA, foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, em cooperação com a Universidade Paris 13 (Sorbonne – Paris – Cité). A iniciativa contou ainda com o apoio do Núcleo Ação Pública, Território e Ambiente (ACTA) e do Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios na Amazônia (GESTAM).