O doutorando do PPGEDAM, Monaldo Begot, está fazendo a residência ambiental no Laboratoire Espaces et Sociétés (ESO), em Le Mans Université, que fica na cidade de Le Mans, no Departamento de Sarthe, na França. O título da tese de Monaldo é “Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) por comitês de bacia hidrográfica na Amazônia: o caso do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Marapanim (CBHRM).

A França é um país pioneiro na gestão de recursos hídricos, inclusive o seu modelo de gestão serviu de inspiração para a elaboração das políticas de recursos hídricos no Brasil. Sendo assim, o doutorando afirma que essa oportunidade de conhecer a experiência de gestão da água em um país como a França poderá contribuir para o desenvolvimento de sua tese.

Ele está desenvolvendo juntamente com o Prof. François Laurent, atividades teórico-metodológicas relacionadas a sua tese de doutorado. Além de acompanhar diariamente a rotina do laboratório, estando em contato constante com os demais professores e doutorandos, está participando das reuniões internas do laboratório para conhecer os projetos em andamento e os projetos futuros. Participou de dois seminários internos em que conheceu os trabalhos desenvolvidos pelos técnicos do laboratório e, também, apresentou a sua pesquisa de doutorado. Realizou dois trabalhos de campo: no primeiro visitou o Syndicat du Bassin de la Sarthe (SBS) que agrupa os três comitês de bacias que fazem a gestão da água do rio Sarthe e do rio Huisne; no segundo trabalho, acompanhou uma reunião do Comitê do rio Huisne, em que estiveram presentes os eleitos para deliberar sobre projetos de interesse da bacia. A residência iniciou no dia 03/10/2022 e terminará no dia 03/11/2022.