Na última sexta-feira (05/05) ocorreu a cerimônia de encerramento do Projeto Prefalc “Agriculture et gestion des ressources naturelles sur la côté de la Colombie et en Amazonie brésilienne”, no Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.

Na ocasião, estiveram presentes a Profa. Dra. Maria Amélia da Silva Enriquéz representando a Pró-Reitoria de Relações Internacionais, Gilberto Rocha (Diretor do NUMA), Aquiles Simões (PPGEDAM), François Laurent (Le Mans Université), Diana Pinto - Universidad de La Costa (Colômbia) e Christian Nunes (Coordenador do PPGEDAM).

O projeto desenvolvido foi articulado entre três instituições/programas: UFPA, com o Mestrado  Profissional  Gestão de Recursos  Naturais  e  Desenvolvimento Local  na Amazônia (PPGEDAM); a Corporación Universidad de la Costa  (Barranquilla,  Colômbia),  com o Mestrado em Desenvolvimento sustentável; e Le  Mans  Université  (França), com o Mestrado em Gestão de Territórios e Desenvolvimento Local.

As atividades do projeto ocorreram nos três países Brasil, França e Colômbia; e envolveram seminários internacionais, expedições científicas, intercambio de aluno e professores, realização de cursos internacionais.

A cerimônia de encerramento do projeto Prefalc (UFPA, Le Mans e CUC) aconteceu dentro da disciplina “Mudança, variabilidade climática e risco ambiental” que ocorreu no período de 2 a 6 de maio. A disciplina foi organizada pelos professores do PPGEDAM: Otávio do Canto, Norbert Fenzl, Aquiles Simões e André Farias. Tiveram ainda como convidados os professores François Laurent, Guillaume Bailly - Le Mans Université, e Diana Pinto - Universidad de La Costa (Colômbia).

A programação da disciplina abordou temas como ambiente e uso de recursos naturais: assimetrias e conflitos socioambientais; Definição de conceitos: Mudança climática, alteração climática, vulnerabilidade e risco socioambiental; A história do debate sobre mudanças climáticas e origem-funcionamento do IPCC. Mudança Climática e suas principais causas na história geológica do nosso Planeta. O papel do CO2 e os gases de efeito estufa. O mercado do Carbono e mudanças climáticas na mídia popular. O debate sobre mudança climática no contexto da crise econômica e política global; Pesquisas relativas às experiências caribenha-colombiana, francesa e brasileiras.