O Projeto "Indicadores geográficos de riscos de impactos climáticos na zona costeira urbana paraense", coordenado pelo Prof. Otávio do Canto, foi aprovado pelo CNPq, sem financiamento, através do edital (CNPq/MCTI Nº 23/2020) de Pesquisa e Desenvolvimento em Sustentabilidade Urbana e Regional.

O projeto tem como objetivo gerar conhecimento novo sobre indicadores geográficos de riscos de impactos climáticos nas zonas urbanas e, a partir dos estudos nos municípios de Marapanim e Maracanã, produzir ferramenta de diagnóstico comparativo e de prevenção de problemas em escala regional, na zona costeira da Amazônia. Dessa maneira contribuir efetivamente para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que o projeto apontará possibilidades de planejamento face aos riscos de impactos climáticos e seus efeitos negativos e a necessidade de planejar o ordenamento territorial costeiro, considerando o desenvolvimento local sustentável.

Professor Otávio do Canto ressalta que "mesmo sem financiamento, vamos continuar a execução parcial do projeto e seguiremos na busca de financiamento e parcerias para executarmos na totalidade. "

A execução será através do Grupo de Pesquisa Sociedades e Ambientes das Amazônias (GPSA-Amazônias) em parceria com o Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica do Núcleo de Meio Ambiente (LARC/NUMA), Clínica de Direitos Humanos da Amazônia (ICJ), Laboratório de Pesquisa Governança, Riscos, Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Montpellier 3 (GRED/URM), França e Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), Martinica.