No período de 9 a 11 de novembro de 2022, ocorreu o Estudo de Campo da Turma de Mestrado do PPGEDAM 2021, sob a responsabilidade dos docentes: Prof. Dr. Otávio do Canto, Prof. Dr. Aquiles Simões, Prof. Dr. Wagner Barbosa, Profa. Dra. Sildiane Cantanhede e Prof. Dr. André Farias, e contou com a presença de 19 discentes.

Houve a realização de uma ampla programação para que os alunos pudessem vivenciar na prática as diversas abordagens teóricas e metodológicas tratas no decorrer do curso, assim como a valorização das experiências e dos saberes tradicionais dos entrevistados no estudo.

As atividades pedagógicas iniciaram no dia 9 de novembro de 2022, com a vista à Fábrica de Chocolate da Cruz, localizada em Ananindeua/PA, sendo dialogado com os proprietários - Sra. Chiara Cruz e Sr. Flávio Cruz -, diversas temáticas, entre elas a abordagem: "Qual a trajetória de construção de um empreendimento familiar e sua relação com o desenvolvimento local?".

Em seguida, foi realizada a visita ao Canteiro de Obras do BRT Metropolitano, na Rodovia 321, em Ananindeua/PA, que através do Sr. Paulo Ribeiro, arquiteto urbanístico, responsável por essa atividade de infraestrutura, foram dialogados sobre os efeitos de riscos e danos ambientais que um projeto de mobilidade urbana possa impactar na comunidade usuária dessa via pública.

No mesmo dia, houve a visita ao Sítio Velho Roque, localizado no município de Marituba/PA, sendo entrevistado o Sr. Noel Gonzaga, representante do Grupo para o Consumo Agroecológico (GRUCA), o qual tem a importante missão no incentivo à produção orgânica e a comercialização de alimentos oriundos dos assentamentos da reforma agrária de pequenos produtores da agricultura familiar, no Distrito de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém (RMB), sendo, principalmente, discutida a ausência do poder público em apoiar as ações desenvolvidas pelo grupo. Além de ser observado o papel da agroecologia e dos circuitos de proximidades para a construção de agricultura sustentável na RBA.

No dia 10 de novembro de 2022, as atividades já iniciaram no município de Marapanim/PA, na região do salgado, dialogando com o Sr. Francisco Barata, representante da Comunidade do Guarajubal e com o Sr. Willian Fernandes, analista ambiental do ICMBio e dourando do PPGEDAM, que relataram, respectivamente, sobre o modo de vida e a gestão ambiental da Reserva Extrativista Marinha (REM) Mestre Lucindo. Os diálogos abordados retrataram a relação existente entre e “Homem e a Natureza” e o uso dos recursos naturais pelas comunidades extrativistas que habitam esse território, sendo importante mencionar que a principal fonte de renda dessas comunidades está na captura e comercialização de caranguejos provenientes do ecossistema manguezal.

Todos os docentes e discentes tiveram a oportunidade de adentrar no mangue e observar os caranguejos, na fase inicial de seu ciclo de vida, bem como a floresta de mangue preservada.

Na sequência, houve o deslocamento até a Praia do Crispim, em que a Turma/PPGEDAM/2021 foi recepcionada pelo Sr. Cláudio Chaves, Secretário Municipal de Meio Ambiente; Sr. Jean Teixeira, analista ambiental da SEMMA e o Sr. Felipe Viana, engenheiro civil da empresa responsável pela instalação da obra do muro de arrimo, nessa praia. As temáticas tratadas reportaram-se ao licenciamento ambiental municipal da obra e o ordenamento territorial desse espaço tão peculiar da zona costeira paraense.

Após os debates, houve o deslocamento ao Espaço Erva Vida, localizado no Bairro do Sossego, Distrito de Marudá, onde são produzidos fitoterápicos a partir de plantas medicinais da Amazônia, por um grupo de senhoras associadas, autodenominadas de “Pescadoras-Erveiras”, entre elas a Sra. Bárbara Gorayebe, sendo estabelecido o diálogo sobre a importância do saber tradicional local para a cura de enfermidades através da medicina da floresta e das ações de saúde envolvendo tais saberes.

No final do dia, ocorreu a visita na Escola Municipal “Profa. Ruth Passarinho”, na localidade de Araticu-Miri, que culminou com a exibição do documentário “Luiz Gutembergue: Uma história de Luta”, o qual trata sobre o desafio em mostrar a importância, o reconhecimento e a criação da REM Mestre Lucindo, para assegurar a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais, principalmente, pelas comunidades extrativistas que vivem e sobrevivem nesse espaço territorial. Ocorreu também a interação dos diálogos entre a comunidade escolar, membros associados da REM e a Turma/PPGEDAM/2021, com a manifestação do Sr. Daniel Filho, da doutoranda do PPGEDAM Márcia Santos e dos demais participantes.

No dia 11 de novembro de 2022, na sede de Marapanim/PA, foi realizada a visita, novamente, orientada pelo gestor e analista da SEMMA, na Empresa Marapa LTDA, que trabalha com a comercialização de resíduos sólidos – papelão, plástico e metal -, de propriedade do Sr. Sharlys Silva, sendo  dialogado sobre as atividades laborais da empresa quanto ao recebimento, acondicionamento, prensagem e destino final – comercialização para terceiros com fins de reciclagem -, dos diversos resíduos descartados no município.

Na oportunidade, houve o debate sobre as várias possibilidades de ações públicas locais que viabilizem a coleta seletiva desses resíduos antes do recebimento pelo empreendedor, tais como: a discussão dessa temática através da educação ambiental formal e informal, a disponibilização de lixeiras próprias para coleta seletiva em espaços públicos de lazer e nas escolas, os consórcios públicos intermunicipais para a instalação e operação de aterro sanitário, a atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Marapanim/PA,  entre outra temáticas.

A programação final do estudo de campo ocorreu na zona rural, região do doce, precisamente, na comunidade da Vila Maú, tendo como diálogos os principais entraves à obtenção de fontes de financiamento para que os agricultores familiares possam potencializar a produção de frutas e hortaliças, comercializadas no próprio município e em Belém/PA, manifestadas pelo Sr. João Carlos, agricultor local, como também as dificuldades na gestão pública, no que tange ao quando defasado de servidores municipais, entre outras dificuldades, citadas pelo Sr. David Figueiredo e Sr. Cláudio Chaves, gestores da Secretaria Municipal de Agricultura e SEMMA, respectivamente.

Os diálogos ocorridos ao logo do estudo de campo, os quais consideraram as variadas temáticas e metodologias abordadas em sala de aula, os saberes tradicionais e as experiências vivenciadas pelos diversos atores sociais entrevistados, vêm corroborar com as perspectivas estabelecidas no PPGEDAM, sobretudo, quanto ao retorno dessas demandas discutidas, que devem ser atendidas em teses, dissertações e artigos, os quais possam propor ações estratégias viáveis e efetivas à elaboração e implementação de políticas públicas resolutivas a fim de que os gestores municipais possam promover, de fato, o desenvolvimento sustentável local na Amazônia Paraense.