A 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece na Universidade Federal do Pará (UFPA) de 9 a 12 de julho, contará com um minicurso para quem busca soluções inovadoras para o desenvolvimento rural sustentável. O minicurso "REDESENHO DA PAISAGEM RURAL: SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO ALTERNATIVA PARA A READEQUAÇÃO AMBIENTAL" trará à tona as potencialidades dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) na revitalização de áreas degradadas, recomposição de áreas de preservação ambiental e impulsionamento da produção agrícola. As videoaulas já podem ser acessadas e ficam disponíveis até o dia 30/07.

Ministrado pelas professoras Rosana Quaresma Maneschy, Maria do Socorro Almeida Flores e Daniel Araujo Sombra Soares, o minicurso terá como foco principal a contextualização das possibilidades de redesenho da paisagem rural com base nos SAFs. Ao longo das aulas, os participantes aprofundarão conceitos, classificação e legislação ambiental relacionados aos SAFs, além de conhecerem estudos de casos, técnicas de mapeamento do solo e seus produtos cartográficos.

Os SAFs se configuram como ferramentas poderosas na reabilitação de áreas degradadas em Sistemas de Produção, recomposição da Reserva Legal e Áreas de Proteção Permanente (APPs). Sua implementação contribui para a recuperação de microbacias, sucessão ecológica florestal e conexão de fragmentos florestais, promovendo a restauração da biodiversidade e o equilíbrio ambiental.

Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o minicurso se torna uma oportunidade única para aprimorar conhecimentos e habilidades na área da agricultura sustentável e do manejo ambiental. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da SBPC: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/.

O minicurso "REDESENHO DA PAISAGEM RURAL: SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO ALTERNATIVA PARA A READEQUAÇÃO AMBIENTAL" é uma iniciativa conjunta dos grupos de pesquisa "Tauã – Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Inovação Tecnológica na Amazônia", "Grupo Tutela dos Recursos Ambientais na Amazônia" e "Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica", todos pertencentes ao Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.

Minicurso "REDESENHO DA PAISAGEM RURAL: SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO ALTERNATIVA PARA A READEQUAÇÃO AMBIENTAL"

Inscrições: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/.

Videoaulas: 30/05 até 30/07/24