De 27 a 31 de maio, uma equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) esteve em Bragança e Quatipuru para desenvolver um conjunto de atividades. A primeira delas foi o levantamento da Praia de Ajuruteua, com destaque para pousadas e restaurantes no intuito de gerar um mapa para auxiliar as atividades turísticas da região, em atendimento à uma demanda da Associação dos Moradores e Empreendedores de Ajuruteua e da Pousada Ajuruteua.

Além disso, também houveram quatro aplicações de um Protocolo de poluição costeira, sendo duas na Praia de Ajuruteua, uma na Praia da Vila dos Pescadores, ambos em Bragança; e uma na Praia do Amor, em Boa Vista do Quatipuru, Pará.

Na ocasião, também foram realizadas entrevistas com pescadores e produtores rurais, com o objetivo de levantar dados sobre a influência das mudanças climáticas nas atividades produtivas locais.

Todas estas atividades fazem parte do Projeto “Desenvolvimento de Indicadores de Riscos Socioeconômicos e Ambientais Decorrentes dos Impactos das Mudanças Climáticas, na Zona Costeira do estado do Pará”, coordenado pelo Professor Dr. Norbert Fenzl, apoiado pelo Conselho Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento Científico (CNPq).