A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizarão a 76ª Reunião Anual da SBPC no período de 7 a 13 de julho. O tema central desta edição é “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”.
Serão realizadas diversas atividades: conferências, mesas-redondas, painéis, minicursos presenciais e virtuais, sessão de pôsteres, atividades culturais, exposições, mostras interativas e outras programações destinadas para estudantes e professores do ensino básico, técnico ou superior, pesquisadores, profissionais e público em geral.

O evento é aberto ao público. Para mais informações, acesse: https://sbpc.ufpa.br/principal

NUMA na SBPC - O Numa estará na SBPC através da mesa redonda "Amazônia, Pecuária e as Pessoas: Desafios e Possibilidades para Desenvolvimento de Sistemas Pecuários Resilientes e a Manutenção da Floresta em Pé".

A atividade será no dia 9 de julho, às 13h no ICB - Instituto de Ciências Biológicas, Auditório Arlindo Pinto.
A mesa será coordenada pela professora Rosana Quaresma Maneschy (UFPA) e terá como palestrantes, Alessandra Matte (UTFPR), Laura Angélica Ferreira Darnet (UnB) e Amaury Burlamaqui Bendahan (Embrapa Roraima).

Esta mesa irá refletir sobre a sustentabilidade da atividade na Amazônia, desde a dinâmica espaço-temporal até as inovações pecuárias sócio territoriais e/ou tecnológicas nas grandes, médias e pequenas propriedades rurais familiares. Em diferentes arranjos que envolvem pastagens, árvores e manejos voltados para uma pecuária regenerativa que permite melhorar a qualidade biofísica dos sistemas e maior adaptação às mudanças climáticas.

Minicurso - Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o minicurso se torna uma oportunidade única para aprimorar conhecimentos e habilidades na área da agricultura sustentável e do manejo ambiental. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da SBPC: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/.

O minicurso "REDESENHO DA PAISAGEM RURAL: SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO ALTERNATIVA PARA A READEQUAÇÃO AMBIENTAL" trará à tona as potencialidades dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) na revitalização de áreas degradadas, recomposição de áreas de preservação ambiental e impulsionamento da produção agrícola. As videoaulas já podem ser acessadas e ficam disponíveis até o dia 30/07.

Ministrado pelas professoras Rosana Quaresma Maneschy, Maria do Socorro Almeida Flores e Daniel Araujo Sombra Soares, o minicurso terá como foco principal a contextualização das possibilidades de redesenho da paisagem rural com base nos SAFs. Ao longo das aulas, os participantes aprofundarão conceitos, classificação e legislação ambiental relacionados aos SAFs, além de conhecerem estudos de casos, técnicas de mapeamento do solo e seus produtos cartográficos.