Em julho de 2024, foi realizada a aula inaugural e a orientação acadêmica da turma de mestrado do PPGEDAM para servidores da Polícia Federal Brasileira. A turma é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Ministério da Justiça. A turma é formada por delegados, peritos e policiais federais, que agora são alunos do PPGEDAM/NUMA. Atividades acadêmicas aconteceram na Academia Nacional da Polícia Federal, em Brasília.

O evento contou com a presença de professores do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), incluindo o diretor Gilberto de Miranda Rocha, o coordenador do PPGEDAM Christian Nunes da Silva e o professor Daniel Sombra. Também participaram autoridades da Polícia Federal, como o Sr. Nelson Levy Kneip de Freitas Macedo, Diretor Substituto da Diretoria de Ensino da Academia Nacional de Polícia, o Sr. Marcelo Salvio Rezende Vieira, Diretor Substituto da Diretoria da Amazônia, e a Sra. Petra Funke, Técnica em Assuntos Educacionais e Chefe do Setor de Apoio Pedagógico.

Essa colaboração reforça o compromisso da UFPA em contribuir com a formação qualificada de profissionais de instituições parceiras, como a Polícia Federal, integrando conhecimentos especializados e práticas ambientais relevantes para a atuação no contexto amazônico e nacional.