No dia 24 de setembro, às 11h, será lançado o livro "Água, Cidades e Governança: Desafios às Mudanças Climáticas", organizado pelos professores Gilberto Rocha (NUMA/UFPA) e Keti Lelo (Universidade Roma Tre). O evento acontecerá dentro da programação do Seminário Água, Cidade e Governança promovido pela Universidade de Roma Tre | Departamento de Arquitetura (Doutoramento em Arquitetura, Cidade e Paisagem) com transmissão online pelo link: https://msteams.link/STH2

O livro é um resultado do projeto ÁGUASOCIAL II - NOVA AGENDA DE INVESTIGAÇÃO CIDADES SUSTENTÁVEIS PARA A ÁGUA NA AMAZÔNIA, aprovado pelo Edital CONFAP ITALY 2019 e apoiado pela Fundação de Pesquisa Amazônia Paraense (FAPESPA).

Dividido em três partes, a obra aborda de forma abrangente e crítica os desafios da governança da água em cidades da Amazônia no contexto das mudanças climáticas. A primeira parte aborda o tema Águas e intervenções urbanas: a cidade contra a natureza. A segunda evidencia Proposições para uma nova agenda urbana. E a terceira trata-se da Governança, águas na cidade e no território.

No evento, alguns autores dos capítulos do livro farão a apresentação dos trabalhos. O professor Gilberto Rocha apresentará o capítulo Águas na Cidade de Belém, Brasil: Natureza, urbanização e política pública; Keti Lelo apresentará “A cidade dentro da cidade: estruturas produtivas e transformações econômico-sociais no território entre Roma e o mar no século XX; Martina Lorio apresentará o capítulo “Cidades e economia circular: mineração urbana em Roma; e Luiza Milanese apresentará o capítulo “Entre Roma e o mar. Paisagem, continuidade ecológica, experiências comunitárias ao longo do Tibre".

O livro está disponível para empréstimo, consulta e compra na livraria do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, campus profissional, Belém-PA.