Iolene Freitas, foi uma dos 11 brasileiros selecionados para o curso que irá qualificar profissionais de países com os quais o Japão possui cooperação, como o Brasil, em temas como meio ambiente, agricultura e saúde. A egressa, que é tecnica em gestão ambiental da Semas, foi selecionada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para participar do Curso Técnico de Gestão de Resíduos para o Controle do Lixo Marinho.
Durante sua formação no PPGEDAM, Iolene, em 2015 concluiu sua pesquisa intitulada "O processo participativo na construção da política de gerenciamento costeiro do Pará". Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9672>
Acompanhe a matéria completa publicada pela Agencia Pará:
Iolene Freitas, Técnica em Gestão de Meio Ambiente, foi um dos 11 brasileiros selecionados para o curso que irá qualificar profissionais de países com os quais o Japão possui cooperação, como o Brasil, em temas como meio ambiente, agricultura e saúde. A capacitação será realizada em Yokohama no período de 14 de novembro a 5 de dezembro de 2024.
Para a servidora, que também é geógrafa e mestre em gestão de recursos naturais e desenvolvimento local, o programa é a oportunidade de aplicar novas tecnologias e metodologias do Programa de Co-criação do Conhecimento (PCC), especialmente nos municípios da zona costeira do Pará.
O curso vai enfatizar e qualificar a utilização de mecanismos que reduzam a produção de resíduos, bem como sua reutilização, além de ampliar as noções relacionadas ao conceito de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para abordar a gestão de resíduos para o controle do lixo marinho, em particular na Zona Costeira do Pará, considerando as peculiaridades desse ambiente. "É uma oportunidade de aprendizado que servirá para aplicarmos na prática o que é proposto no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Estado do Pará (PEGIRS), Vol. I e II, com o apoio aos municípios na formalização de Consórcios Públicos direcionados à gestão desses resíduos", enfatiza.
O Technical Course in Waste Management Towards Control of Marine Litter – Curso Técnico de Gestão de Resíduos para o Controle do Lixo Marinho, faz parte do Programa de Co-criação de Conhecimento (KCCP) da Agência de Cooperação Internacional do Japão no âmbito do Programa Oficial de Assistência ao Desenvolvimento do Governo do Japão.
A seleção da servidora que atua no setor de gerenciamento costeiro e zoneamento ambiental foi destacada pelo Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos. "Temos um quadro de servidores especialistas, mestres e doutores, com muita vivência prática, e sobretudo extremamente interessados em continuar suas qualificações nas diversas áreas do conhecimento. Precisamos valorizar e defender a conquista deste intercâmbio em outros países enquanto oportunidade permanente de estímulo aos técnicos da Semas. Com a qualificação, a servidora poderá aperfeiçoar suas práticas no ordenamento territorial, compartilhando com comunidades, organizações públicas, privadas os conhecimentos acerca de conservação dos ecossistemas, biodiversidade e gerenciamento adequado de resíduos".
Iolene também afirma que ao retornar da formação será possível transmitir os conhecimentos adquiridos a outros funcionários da Semas, que estejam envolvidos com o tema, dedicar tempo ao desenvolvimento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas para o consumo sustentável.
"Também será possível que a Semas/PA possa apoiar a busca de parcerias com os municípios e outros atores para a aplicação de novas tecnologias e metodologias que reduzam a geração de resíduos, bem como potencializar a realização de ações voltadas, principalmente, às populações costeiras do estado do Pará, entre outros planos para integrar políticas públicas para minimizar os impactos nos estuários e no oceano", finaliza Iolene.
Por Igor Nascimento (SEMAS)
29/10/2024 16h30
Texto: Vinícius Silva - Ascom Semas