Informamos o edital de seleção para a turma de 2025 de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia está previsto para ser lançado no mês de maio e o início das aulas está previsto para iniciar no mês de agosto. 

O curso de Mestrado tem duração de 18 meses (podendo chegar a 24) e o Doutorado profissional a duração é de 36 meses (podendo chegar a 48). Os cursos de Mestrado e Doutorado Profissionais possuem caráter interdisciplinar e objetivam qualificar profissionais para atuar na gestão pública ambiental, elaborar e desenvolver projetos de uso e aproveitamento sustentável dos recursos naturais, além de identificar oportunidades econômicas e sociais de desenvolvimento que privilegiem o uso sustentável da biodiversidade amazônica.

Diferentemente de cursos Acadêmicos, o Mestrado e Doutorado Profissionais privilegiam uma formação para a gestão e a aplicação de conhecimentos adquiridos, contribuindo para uma melhor tomada de decisão na prática profissional. A ênfase é, portanto, atribuída à prática, capacitando o profissional, externo à academia, para localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, incorporar as pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico no exercício da profissão.

O programa atua através de duas linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa: Gestão Ambiental

Descrição: Gestão do meio ambiente e do território, envolvendo: diagnóstico, análise de risco, planejamento, gestão e governança ambiental em áreas protegidas (indígenas, unidades de conservação, terrenos de marinha, etc.), cidades e espaços rurais. Prioriza desenvolvimento e aplicação de metodologias para a gestão de políticas e sistemas públicos ambientais a partir dos seguintes eixos temáticos e estratégicos:

a) Gestão de áreas protegidas;

b) Desenvolvimento territorial e ações públicas locais; 

c) Gestão de recursos hídricos e da biodiversidade;

d) Educação ambiental e sustentabilidade;

e) Mudança e variabilidade climática e riscos ambientais;

f) Valoração de capital natural e serviços ecossistêmicos, compensação ambiental e políticas de conservação e/ou restauração de APP e RL de imóveis rurais.

 

Linha de Pesquisa: Uso e Aproveitamento dos Recursos Naturais

Descrição: Desenvolvimento e aplicação de métodos e estratégias para análise integrada e utilização sustentável de recursos naturais. Prioriza-se a análise da apropriação e uso de recursos naturais por via das dinâmicas das políticas públicas de desenvolvimento e das formas histórico-sociais e culturais das comunidades locais. Os eixos temáticos das investigações e proposições aplicáveis são vinculados aos diversos recortes ambientais e ecossistêmicos, especificamente:

a) desenvolvimento de produtos a partir de recursos da biodiversidade;

b) uso e aproveitamento de recursos hídricos;

c) uso e aproveitamento do solo para produção em pequena escala;

d) construção de indicadores de sustentabilidade socioeconômica e ambiental da agricultura familiar e do extrativismo diante das políticas que definem o mercado institucional. 

Mais informações sobre a seleção estarão do edital.