Entre os dias 05 e 09 de fevereiro de 2025, pesquisadores do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) percorreram dois municípios do litoral paraense para realizar atividades. O primeiro deles foi Salinópolis, onde houveram aplicações do protocolo de poluição costeira, nas seguintes praias: Espadarte, Maçarico, Farol e Atalaia.
Além disso, a equipe também participou de uma reunião com a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Tracuateua Raiane Cristina Costa Leite, onde foram apresentadas algumas das atividades desenvolvidas pelo GPSA-Amazônias. A Secretária e sua equipe demonstraram-se interessadas, e discutiram as possibilidades de atuação dos pesquisadores no município.
Esta atividade está relacionada ao Projeto “Desenvolvimento de indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas na zona costeira do estado do Pará”, coordenado pelo Professor Norbert Fenzl, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará.