O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu, nesta terça-feira (07/02), uma importante doação de equipamentos do Projeto Santa Lúcia Mineração, iniciativa da empresa Oz Minerals. A cerimônia de entrega, realizada nas instalações do NUMA, contou com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade acadêmica e do setor ambiental.
A doação, composta por estações de trabalho de alta performance, drones equipados com tecnologia de ponta, tablets e softwares especializados, representa um marco significativo para o Núcleo. Os novos equipamentos irão impulsionar a execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão, com foco em áreas estratégicas como zoneamento territorial, geoprocessamento e análise ambiental.
Essa iniciativa é fruto da condicionante nº 10 do licenciamento do empreendimento Santa Lúcia, em Canaã dos Carajás, concedido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS/PA). Tal condicionante visa apoiar estudos ambientais de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos em unidades da Universidade Federal do Pará, demonstrando o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região.
A cerimônia de entrega dos equipamentos contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o diretor do NUMA, Gilberto Rocha, a representante da Oz Minerals, Bianca Cabral, o consultor jurídico da FFA Legal, Frederico Torquato, o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da SEMAS/PA, Rodolpho Zahluth, o diretor de Licenciamento Ambiental da SEMAS/PA, Marcelo Moreno, além dos professores da UFPA, Christian Nunes e Daniel Sombra, do coordenador da CPGA/NUMA, Daniel Silva, e da coordenadora do LARC/NUMA, Priscila Flores Tamasauskas.
Durante o evento, Rodolpho Zahluth, que intermediou a doação, ressaltou a importância da instituição para a sociedade. "O NUMA é uma instituição super importante dentro da Universidade, para o Estado do Pará. Nossos servidores inclusive foram ou são alunos aqui do NUMA. Então, essa doação é um ganho para a universidade com esse novo ciclo de formação, com essas ferramentas para avançar na qualidade dos trabalhos e avanço da ciência ligada ao meio ambiente e a sociedade", declarou Zahluth.
A doação de equipamentos do Projeto Santa Lúcia representa um importante passo para o fortalecimento do NUMA e para o avanço da pesquisa e da extensão em meio ambiente no estado do Pará. Com os novos recursos, o Núcleo estará ainda mais capacitado para formar profissionais qualificados, gerar conhecimento científico e promover a interação entre a universidade, a sociedade e o setor produtivo.