O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), divulgou o edital de seleção para o curso de Doutorado Profissional em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.

No total, são 10 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Gestão Ambiental e Uso e Aproveitamento de Recursos Naturais. O processo seletivo ocorrerá em uma única fase, com três etapas: prova de língua estrangeira, defesa do projeto de tese e análise do curriculum vitae. As inscrições podem ser feitas até 17/03/2019 pelo site www.ppgedam.propesp.ufpa.br.

No ato da matrícula, os aprovados devem apresentar o diploma de curso de mestrado, emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou, se emitido por instituição estrangeira, devidamente revalidado no Brasil. O início do curso está previsto para maio deste ano.

O curso de doutorado profissional do PPGEDAM foi aprovado pela CAPES com nota 5. O resultado da avaliação nacional de propostas de cursos na modalidade doutorado profissional foi divulgado no dia 06/12/2018. Com o resultado, o PPGEDAM passou a ser o primeiro programa com doutorado profissional da UFPA, tornando-se referência nacional e protagonista de excelência da nova modalidade.

Programa - O PPGEDAM, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), caracteriza-se pela atuação conjunta de discentes e docentes na produção científica, na realização de trabalhos de campo e na aplicabilidade do conhecimento gerado pelos produtos de pesquisa. O Programa mantém convênios regulares com prefeituras, associações locais e universidades do Brasil e Exterior, como Paris 13 (França), Michigan (Estados Unidos), Alicante (Espanha), Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica (Moçambique), entre outras. Esses elementos mostram uma estrutura de formação do Programa que atende às demandas da sociedade regional, sobretudo no tocante à qualificação para a gestão ambiental pública e privada e à aplicabilidade do conhecimento interdisciplinar em prol do desenvolvimento local, em especial, na Amazônia.

Acompanhe o processo seletivo aqui.