O Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, marca a importância desse bioma rico em biodiversidade e reforça os debates sobre a necessidade de preservação desse ecossistema. Para lembrar a importância dessa data, o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) realiza a 2° edição do Congresso Amazônias: Ambientes, Territórios e Desenvolvimento (COAM), com o objetivo de unir profissionais da Pan-Amazônia e pesquisadores acadêmicos para pensar soluções para as questões ambientais que envolvem a região. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro, de modo híbrido, com os encontros presenciais ocorrendo no prédio do Capacit, no Campus Básico da UFPA.

Desde sua primeira edição, em 2022, o COAM propõe reflexões acerca das transformações ambientais e as propostas de desenvolvimento da região, pensando nos impactos sociais, culturais e econômicos para os povos indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e comunidades periféricas que habitam esses espaço. Nesta segunda edição, será abordado o tema “Mudanças climáticas e resiliências amazônicas”, com foco nas estratégias que as comunidades da Amazônia desenvolvem para se adaptar às mudanças geradas em seu território em razão da exploração de recursos ambientais e das alterações climáticas.

“Em nossa programação, buscamos contemplar os principais desafios na Amazônia no contexto das mudanças climáticas, tais como, gestão dos recursos naturais, indicadores climáticos, cidades, agropecuária, conflitos socioambientais, impactos dos grandes projetos e territórios tradicionais. A Universidade tem como missão produzir, socializar e transformar o conhecimento e, no caso da Amazônia, o conhecimento sobre o território, construído juntamente com as sociedades locais permitirá a criação de soluções inovadoras para os problemas complexos que as mudanças climáticas trazem a nível local, regional e global”, informa Rosana Maneschy, professora do NUMA/UFPA.

Ao longo dos três dias de programação, o evento terá palestras e mesas redondas com cientistas da UFPA e de outras instituições, e gestores públicos que tratam de temas como alterações do espaço, políticas públicas, gestão e conflitos. Para compor esse debate, também são aceitas submissões de trabalhos acadêmicos relacionados à região, a fim de divulgar o que vem sendo pesquisado dentro do ambiente acadêmico sobre as questões ambientais, sociais e culturais no bioma amazônico.

Como participar - Ficou interessado em participar? As inscrições e submissões de trabalhos são gratuitas e devem ser realizadas através da página do evento até o dia 28 de agosto, com possibilidade de participação online ou presencial.

O evento também aceita a submissão de Artigos Científicos, Artigos Técnico-Tecnológicos e Relatos de Experiências, que devem estar de acordo com uma das 10 áreas temáticas aceitas pelo COAM, são elas: Cidades Costeiras e Mudanças Globais e Locais”, “Pecuária e Meio Ambiente na Amazônia”, “Cartografia das Dinâmicas Territoriais e Mudanças de Uso da Terra na Amazônia”, “Riscos Socioeconômicos e Ambientais Decorrentes dos Impactos das Mudanças Climáticas, na Zona Costeira Amazônica”, “Tutela de Recursos Ambientais e Informação na Amazônia”, “Direito e Mudanças Climáticas”, “Grandes Projetos e Mudanças Climáticas na Amazônia: A Ecologia Política dos Danos, Riscos e Conflitos Socioambientais”, “O Antropoceno na Amazônia e Mudanças Ambientais”, “Diversidade Socioagroambiental na Amazônia”, e “Gestão de Espaços, Territórios e as Alternativas de Desenvolvimento”.

Os trabalhos aprovados para apresentação serão publicados nos Anais do evento pela Editora do Numa, e alguns poderão, ainda, serem escolhidos para publicação na Revista de Agroecossistemas (Ragros) e na Revista Universidade e Meio Ambiente (Reumam).

Serviço:

2° edição do Congresso Amazônias: Ambientes, Territórios e Desenvolvimento

Data: 4, 5 e 6 de setembro

Hora: das 8h às 18h

Evento realizado em modelo híbrido: presencialmente, no prédio do Capacit, Campus Básico da UFPA, próximo ao Portão 2, e online na página do evento.

Inscrições: para participação e submissão de trabalhos devem ser efetuadas até o dia 28 de agosto, ambas realizadas via página do evento.

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA