A Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua é uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável, conforme Lei Estadual n°. 5.621/90 de 27 de novembro de 1990. Apresenta aproximadamente 3.100 ha, localizada no município de Maracanã, litoral nordeste do estado do Pará, como pode ser observado no “Mapa dos ambientes e povoados da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua”, é banhada pelo Oceano Atlântico, Baia de Maracanã, Furo da Mocoóca e Baia de Marapanim.
O referido mapa foi elaborado com objetivo de auxiliar a gestão compartilhada da APA, considerando os seus principais ambientes (vegetação de mangue, vegetação de praias e dunas, vegetação campestre, praias e o ambiente conhecido como “Pedra Chorona”) e a localização dos seus povoados denominados localmente de “vilas” (Algodoal, Camboinha, Fortalezinha e Mocoóca).
Este Mapa é produto elaborado a partir de ação coletiva, coordenada pelo Prof. Dr. Otávio do Canto, envolvendo parceria entre as seguintes instituições, Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente nas Amazônias (GPSA-Amazônias); Laboratório de Análises Ambientais e Representações Cartográficas (LARC/NUMA/UFPA); Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA); CAPES-COFECUB; Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
O mapa está disponível na mapoteca do NUMA (clique aqui).